Prefeitura de Maricá/RJ promove curso de Libras para capacitar servidores

Página Inicial » Destaque » Prefeitura de Maricá/RJ promove curso de Libras para capacitar servidores

Maricá – A Prefeitura de Maricá promoveu nesta terça-feira (14/12) um curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para capacitar servidores da Secretaria de Economia Solidária que atuam no atendimento ao público. A iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Niterói, gera um ambiente mais inclusivo para as pessoas com deficiência auditiva.

Subsecretária de Economia Solidária, Laura Vieira explicou a importância da capacitação, que ocorreu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. “É uma proposta de sensibilização, porque os funcionários precisam saber a língua brasileira de sinais como se comunicar.

Além disso, pela lei, todo órgão público tem que ter alguém que saiba se comunicar com os não ouvintes”, comentou.Profissionais mais capacitadosContinua após a publicidadeResponsáveis por atender moradores de todos os bairros, as assistentes sociais também participaram do curso. “Essa capacitação é importante para a gente atender melhor o usuário”, disse a servidora Ana Luísa dos Santos.

“Não é frequente, mas eu já entendi pessoas com deficiência auditiva e, realmente, senti uma dificuldade grande de comunicação porque eu não sei falar em Libras”, comentou a assistente social Elaine Rocha.Coordenadora das Feiras Livres Solidárias do Centro e de Cordeirinho, Shirley Pinho Bittencourt afirmou que aprender Libras vai permitir ampliar a interação com quem tem deficiência auditiva em todos os tipos de atividades.

“Eu tenho muitos amigos que são deficientes auditivos e em função do meu trabalho, eu acho muito importante saber falar em Libras, porque fica mais fácil para lidar com as pessoas que têm essa dificuldade”.

Gestão pública para todos

Para a diretora de acessibilidade da Secretaria Municipal de Niterói, Carol Basílio, o segredo da gestão pública é olhar para o lado e entender que as vulnerabilidades de uns são diferentes dos outros.“A gente muda a vida das pessoas com o atendimento. Há gestores públicos que nem olham para o rosto de quem atende, que os constrangem. Saber a língua é maravilhoso, mas a sensibilidade ajuda muito no atendimento”, destacou.

(Fonte: https://odia.ig.com.br )

Login

2 − um =

Perdeu sua senha?